Produções amadoras: Brincando com o Efeito Kuleshov

Mais um vídeo dos meus alunos, dessa vez, brincando com o Efeito Kuleshov!

 

 

Lev Kulechov foi um cineasta russo (1899-1970) que fez experimentações com a montagem. A ideia principal era entender que os planos sozinhos, por si só, não possuem um significado/sentido pronto, mas é pela montagem, pela sucessão de planos, que o espectador é capaz de criar seus sentidos.

Trago um pedacinho aqui de uma explicação sobre o experimento do site http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.com.br/2010/07/o-efeito-kuleshov.html

“A experiência ou “Efeito Kuleshov” (na imagem) é que deixou marcas, sobretudo ao nível da teoria da montagem, quando no iníco dos anos 20 fez a seguinte experiência: montou um grande plano expressivo do rosto de um actor com outro mostrando um prato de sopa; de seguida montou o mesmo plano do rosto do actor com um outro mostrando um caixão de criança; montou ainda um terceiro conjunto com o mesmo plano da cara do actor e um outro de uma mulher seminua em pose provocante.

Projectou então o conjunto final perante uma audiência, sendo unânime a opinião de que o actor era um óptimo actor, dado que expressava de um modo magnífico os sentimentos de fome (plano do prato de sopa), dor (plano do caixão de criança) e de desejo (plano da mulher seminua). Kuleshov mostrou que o significado de uma sequência de planos pode depender apenas da relação subjectiva que cada espectador estabelece entre imagens ou planos que, isoladamente, não possuem qualquer significação.
Parece uma conclusão óbvia para o espectactor contemporâneo, mas naquele período histórico de sedimentação da linguagem cinematográfica, revelou ser uma experiência que outorgou princípios expressivos e estéticos à técnica da montagem”.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s